O que não é Coaching

Nos últimos posts falei sobre o que é Coaching e um pouco da origem e história do termo.

Hoje vou falar sobre o que não é Coaching!

É relativamente comum haver confusão entre Coaching e outros conceitos que preveem melhorias na qualidade de vida das pessoas, como psicoterapia, autoajuda e PNL.

Também são muitos os que pensam no Coaching apenas como uma ferramenta para ser aplicada no mercado de trabalho, tirando a conclusão de que os Coaches não são muito diferentes dos headhunters, consultores ou mentores – o que é uma inverdade.

O primeiro passo para entender as devidas distinções é ter em mente que o Coaching é um processo com começo, meio e fim, com foco sempre no futuro e nas metas a serem atingidas pelos clientes (Coachees).

Logo, Coaching não é terapia, não é autoajuda, não é mentoria ou PNL (Programação Neurolinguística).

Para entender melhor, veja a seguir algumas diferenças de forma objetiva.

Coaching e Psicoterapia

A psicoterapia tem como objetivo encontrar a origem dos problemas emocionais e resolvê-los. Neste aspecto, o processo de Coaching se diferencia bastante de uma psicoterapia.

Enquanto a psicoterapia lida também com pessoas em processo de recuperação de eventos traumáticos (sejam de pequena ou grande proporção), o Coaching é destinado àquelas que já têm plenas condições de atingir resultados específicos e mensuráveis em um período determinado de tempo.

Um Coach nunca dará respostas ao seu cliente, mas o conduz por um caminho de transformação, no qual o Coachee adquirirá o conhecimento e as ferramentas necessárias para o alcance de seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Assim, ao Coach não é recomendado atuar com pessoas em fase de recuperação psíquica.

Isso porque o Coach exerce uma considerável pressão sobre o Coachee no que diz respeito ao alcance de metas, e, caso a pessoa possua instabilidades emocionais, sejam manifestas ou latentes, as consequências podem ser potencialmente graves.

Coaching X Mentoring X Consultoria X Headhunting

Coaching não é consultoria, não é mentoring nem headhunting.

O consultor é um especialista em determinada área, contratado para oferecer uma análise e alternativas para alguma questão.

Já o mentoring é uma relação entre mestre e discípulo, e o requisito maior é que o mentor tenha larga experiência para orientar o cliente (este, sim, em processo de desenvolvimento de competências).

Os headhunters, por sua vez, são profissionais que dão dicas de como se portar em entrevistas de emprego.

O Coach, por outro lado, não precisa ser um especialista nos desafios do cliente. Ele também não oferece conselhos, mas sim auxilia na identificação dos obstáculos e das principais virtudes do cliente.

Em seguida, Coach e Coachee desenham juntos um plano para o desenvolvimento dos potenciais do cliente e suas próximas ações.

Coaching X Programação Neurolinguística (PNL)

Embora muitas pessoas estejam vendendo treinamentos de Programação Neurolinguística (PNL) como treinamentos de Coaching, é importante que fique claro: PNL não é Coaching.

A Programação Neurolinguística é um conjunto de modelos, estratégias e crenças que são utilizadas para o desenvolvimento neural, o que leva o indivíduo a alterar a percepção que ele tem do mundo por meio de uma variedade de técnicas extraídas de pessoas que tiveram algum sucesso.

No entanto, apesar de ser muito popular, a PNL levanta muitas controvérsias, pois permanece sem comprovação científica. Ou seja, ela não é considerada uma ciência.

Coaching X Autoajuda

Assim como o Coaching, a autoajuda é um conceito que prevê o bem-estar e a realização do indivíduo.

No entanto, os meios para atingir isso são bem diferentes. Na autoajuda, o indivíduo se torna uma espécie de professor de si mesmo, tendo que descobrir com seus próprios meios os caminhos para uma vida melhor.

No Coaching, porém, a pessoa será acompanhada de perto por um profissional altamente qualificado que possui métodos, técnicas e ferramentas com as quais a incentivará e desafiará, de maneira que esta aumente sua consciência e desenvolva as habilidades necessárias para atingir seus objetivos.

Gostou deste conteúdo? Então curta, comente e compartilhe!

Quer saber mais? Então se liga nos próximos posts e envie agora mesmo suas dúvidas para contato@rodolfovasconcellos.com.br.

Até a próxima!

Deixe um comentário